
No dia 10 de março, na sala da Assessoria de Relações Públicas do Legislativo, ocorreu a abertura dos envelopes lacrados, que continham os dados dos escritores – inscritos com pseudôminos – para participar do projeto.
Serão impressos mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente a escolas, bibliotecas, estudiosos e instituições de Santa Maria. Os direitos autorais do livro pertencem ao poder Legislativo.
Neste ano, o projeto recebeu quatro inscrições. O material foi analisado pela comissão julgadora constituída de indicações dos Presidentes do Conselho Municipal de Cultura, da Academia Santa-Mariense de Letras, da Casa do Poeta e da Câmara Municipal. Fizeram parte da comissão Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro, Evandro Caldeira e Neiza Leite Veleda.
Em 2004, o Poder Legislativo aprovou resolução, de autoria do vereador Júlio Brenner, que determina a publicação de livros sobre temas regionais, relacionados diretamente com Santa Maria, e classificado nos gêneros poesia, romance e história.
Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Daiane Köhler