O novo sistema de coleta de lixo em Santa Maria completa um mês com muitas controvérsias. Os contêineres, instalados na região central da cidade, não agradou parte da população. E para falar sobre o assunto, o ARGUMENTOS traz esta semana o Engenheiro Florestal da Prefeitura, Geraldo Cervi, e a integrante da Associação de Selecionadores de Material Reciclável (ASMAR), Márcia Taschetto.
O acúmulo de lixo em determinados locais, a colocação dos contêineres nas calçadas e ruas e o longo período sem recolhimento em determinadas ruas foram alguns dos pontos abordados no programa. “Depois de muito estudo chegamos a conclusão de implantar, de maneira experimental, o sistema dos contêineres”, diz Cervi.
Outra questão abordada foi a coleta seletiva. Segundo a integrante da ASMAR, Márcia Taschetto, as pessoas que separavam o lixo e entregavam à associação não o fazem mais, preferindo colocar diretamente nos contêineres. “Estamos perdendo os pontos de coleta. Muitas pessoas acham mais fácil colocar o lixo no contêiner do que separar para nós”, afirma Márcia. Quanto aos protestos, como as pichações e contêineres queimados, Geraldo Cervi diz que “achava que Santa Maria tivesse uma maior receptividade”.
Assista à discussão sobre os contêineres neste sábado, a partir das 14h, no programa ARGUMENTOS, na TV CÂMARA.
Texto e foto: Daiane Kohler
Nenhum comentário:
Postar um comentário