segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Em debate, o tradicionalismo




Já que entramos na Semana Farroupilha, o tema do Argumentos que vai ao ar neste final de semana será tradicionalismo. A Câmara de Vereadores já deu início às comemorações farroupilhas, com um churrasco na sexta-feira.


Como muitos outros produtos culturais, os símbolos do tradicionalismo já foram apropriados pela indústria que lucra com a valorização do povo gaúcho aos costumes e tradições do Estado. Além disso, a modernidade tem afetado o culto mais conservador às tradições. Preocupados em não distorcer as tradições, Centros e Departamentos tradicionais estabelecem regras como não aderir ao "tchê music", por exemplo. Para discutir estas e outras questões deverão participar do programa Sérgio Lorenzoni, do grupo de "tchê music" Serginho e Garotos do Sul, o representante da 13ª Região Tradicionalista, Erival Bertolini, e o professor de História da UFSM, Júlio Quevedo.




O último Argumentos falou sobre tabagismo com a participação de um dono de restaurante pertencente a AHTUR, Edenir Costa e a médica obstetra, envolvida com o movimento antitabagismo, Jocimara da Silveira Fernandes. Tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei do Executivo que obriga que estabelecimentos comerciais tenham espaços isolados para fumantes.




E não esqueça: Tenha Argumentos no seu final de semana

Nenhum comentário: