quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Gauchismo e tradição são discutidos


No dia 20 de setembro, dia do Gaúcho, o programa Argumentos discutiu o tradicionalismo.

O coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Erival Bertolini, disse que 85% dos participantes do MTG são jovens. "O movimento jovem é muito forte e por isso temos cada vez mais adeptos”. Em relação ao papel do tradicionalismo, Bertolini destacou que a função principal é preservar as tradições e costumes gaúchos. "Enquanto o nativismo é a manifestação das letras das músicas falando dos rios e da natureza, preservando a história sul-riograndense”.

O Tchê music também foi discutido, já que o MTG tem restrições quanto ao gênero em seus CTGs. O integrantes do grupo de tchê music, Serginho e Garotos do Sul, Sérgio Lorenzoni, destacou que os grupos deste gênero musical se adaptaram ao mercado e às regras existentes nos CTGs. “Respeitamos as tradições e as regras do Movimento. Porém, tivemos que nos aperfeiçoar e se encaixar nas tendências de mercado. Comercialmente tivemos que nos adequar ao mercado”. Conforme Sérgio, na Semana Farroupilha o grupo veste a indumentária típica gaúcha para se apresentar nos CTGs. Nos outros lugares, a roupa é mais informal. “O tchê music fugiu totalmente do movimento em função do comercial”.

O professor de História da UFSM, Julio Quevedo, disse que o tradicionalismo tem passado por transformações. “As novas gerações estão chegando. A nova geração é da linguagem visual. A raiz permanece, mas vai se alastrando, criando novos vínculos”. “No Rio Grande do Sul há muitos conflitos de identidades e traços culturais acabam sendo incorporados à identidade gaúcha”.


Nenhum comentário: