sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Problemas técnicos tiram programação do ar


Um problema técnico no DVD impossibilitou os telespectadores de assistirem à programação da TV Câmara no final de semana, dias 05 e 06 de outubro. Por causa disso, o programa Argumentos que discutiu violência urbana vai ao ar neste final de semana, dias 11 e 12 de outubro.


E para falar sobre violência urbana foram convidados o subcomandante do 1º Regimento da Brigada Militar de Santa Maria, Major Worney Delani Mendonça, o psicólogo cognitivo comportamental, Carlos Eduardo Seixas, e o cobrador de transporte coletivo, vítima de assalto recentemente, Moisés Cardoso.
As causas, perfil da vítima e do agressor e possíveis caminhos para a solução serão alguns dos pontos discutidos. Para o Major Worney Mendonça, as pessoas esperam que o Estado corresponda aos seus anseios, afinal, o Estado é o responsável pela saúde, educação e segurança. No entanto, na opinião do militar, as instituições estão desestruturadas. “Durante todo o período que estou na Brigada, 27 anos, nunca vi tanta aclamação como agora por parte da sociedade por mais segurança”.


O psicólogo Carlos Eduardo Seixas afirma que no caso da violência urbana, não há como preparar as pessoas para o imprevisto. “A mercantilização acaba nos tornando objetos. A cultura de consumo acarreta na busca desenfreada por bens". Conforme Seixas, as pessoas podem passar anos sem ter uma oportunidade, sem conseguirem o que almejam e isso pode ser uma causa do aumento da violência. "Aqui na mesa, todos têm seus respectivos empregos. Mas se nós não tivéssemos esta oportunidade, quem nos garante como estaríamos reagindo?”
O cobrador de ônibus, Moiséis Cardoso, relatou o assaltou que sofreu recentemente. “Nos primeiros dias, fiquei bem abalado. Mas depois a gente tem que seguir a vida. Espero que não se torne algo rotineiro”. Para Cardoso, o combate à violência passa pela estruturação da família. “A estruturação da família é primordial para reverter a realidade em que vivemos”.




Tenha ARGUMENTOS no seu final de semana!

Todos os sábados, a partir das 14 horas, com reprise no domingo.

Nenhum comentário: